quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tudo azul, quero dizer, verde


Cá estou de volta na versão campestre. Depois de ajustar os ponteiros com o tempo amazônico, entrei no rítmo das árvores e pássaros que insistem em me dizer que esta é a melhor opção para encarar de frente nossos bichos. Com certeza mais perigosos do que as onças famintas da floresta.

E se é pra encarar, então vamos fazer de forma saudável! Rúcula, couve, hortelã e agrião, estas são as primeiras colheitas da horta. Faz mais ou menos um mês que comecei a aventura de fazer uma horta, digo isto porque tudo por aqui demooooooooora, mas para minha surpresa, as verduras cresceram como num passe de mágica e praticamente não precisei molhar. Digo praticamente, porque agora parou de chover (inacreditável) e apesar da humidade e do orvalho à noite, as verdinhas precisam de água.

Então, só pra fazer água na boca de quem lê estas mal traçadas linhas (acho que já li esta frase em algum lugar, desculpe o plágio), hoje comemos uma super salada de rúcula com manga regada a fios de azeite extra-virgem e pitadas de sal. Não parece muito apetitoso? Pra quem não reconhece os prazeres mais primários da vida humana, talvez não, mas como estou resgatando este ser primitivo que existe dentro de nós, me deliciei comendo o matinho.
Outro hábito saudável, principalmente pra combater o famigerado colesterol, é comer couve, certo? Pois, de manhã cedo, a primeira refeição é uma folha retirada fresquinha, ainda orvalhada, do cocho, chamado horta. Ela desce goela abaixo e vai varrendo o sangue que circula pelo meu cérebro dizendo pra todas as células que no próximo hemograma vai ter comemoração. Dedos cruzados e só descruzados pra segurar a caneta com chá verde, que complementa esta vida, que de tão saudável, às vezes me deixa doente.
Bom, mas não vamos começar, os ponteiros estão acertados, e a vida continua... Parauapebas não me deixa mentir. Ô cidade pra crescer rápido! Hoje conheci o novo Parque Moveleiro. E só pra encurtar a conversa, o título é bastante otimista e a matéria prima, fruto do desmatamento.
Volto então pra Serra dos Carajás e tiro estas fotos do meu verde, que em breve estará devidamente desmatado e acondicionado na panela.

3 comentários:

  1. Olá, vc falou de chá verde que tb tomo até virar marciana, que me lembrei do chá branco. Este é mais saudável ainda porque é feito direto da flor. Eu compro-as tratadas e desidratadas, coloco os botões em um pote de vidro transparente, jogo por cima água fervendo e espero cinco minutos. Os botões se abrem diante do nossos olhos e oferece seus poderes para aquele chá. Acho que realmente é algo para vc. Que tal um chá às 5 aqui em casa?

    ResponderExcluir
  2. Gostei da horta! A aparência das folhagens está realmente apetitosa.

    ResponderExcluir
  3. Josie, como é que vc tem coragem de fazer isto com as florzinhas?!

    ResponderExcluir