domingo, 17 de maio de 2009

Orgânicos


Depois de muita luta pra conseguir um local e os ingredientes necessários para uma horta, plantamos hoje as primeiras mudas de verdura. Consegui com um dos vizinhos distantes algumas mudinhas de couve e com os vizinhos próximos, que conhecemos hoje, hortelã e (quem diria!?) taioba (obviamente fui apresentada a ela com historinha de avós e tudo).

Algumas pessoas por aqui tem horta em casa, mas toda à atenção tem que ser dada as cotias que adoram brotos. Sabiam que elas pegam os carroços de abacate, manga ou outra fruta, enterram e quando aparecem os primeiros sinais do broto, retornam para se deliciarem com a nova plantinha? Isto me faz lembrar os novos quitutes naturebas que são os ' sprouts' (brotos), vi algumas lojas no Canadá onde plantam sprouts até pra gatos. Achei que isto era uma novidade mas a natureza vem fazendo isto a muito tempo, nós é que estamos atrasados. Energia vital vem mesmo dos brotos! (Acho que isto vale também pra raça humana, o que acham?)

Sendo assim a manhã foi totalmente sócio-natural, eu diria. Começamos nossas primeiras relações sociais com os vizinhos e ainda de quebra iniciamos uma relação orgânica com nosso quintal. Até então era a luta jardineiros x minha pessoa, irritada e impaciente com a incompentência e abuso local.

Acho que estamos no caminho certo da auto-sustentabilidade porque pra completar, um minhocário está em processo. Descobri que não podemos trazer animais que não são endêmicos da região, e até pensei em como seria para fazer um minhocário, já que o meu fornecedor de terra vegetal, que se disse ser conhecedor de técnicas agrícolas, negou a existência de minhocas na floresta. Estranhei, mas como tudo aqui é possível, pensei que talvez a minhoca estivesse preferindo também o asfalto. Bom, mas remexendo a terra trazida pelo sujeito citado acima, descobri algumas, e estava SEM óculos, o que me faz pensar que: ou o cara é cego, ou um contador de histórias, pra não dizer outra coisa.

Vou lá fora agora tirar uma foto da horta, e não estranhe o design, é horta mesmo e não cocho, porque não pretendo e nem posso criar um bezerro por aqui.

4 comentários:

  1. Querida,
    Vc é formidável...
    é intensa e sabe como realmente tirar o melhor proveito de todas as suas experiências...
    gosto muito de vc!!
    bjo da vizinha Margareth

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa boa te encontrar no meu blog. Isto é no mínimo muito moderno, hein? Te vejo em junho. Saudade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver sua horta!!! Isso me dá saudades de Teof!!!!
    Os brotos!? Ah os brotos!!! Sabe que até com as amêndoas podemos fazer os brotos? Na PUC, A Ana Branco é mestre em brotos. E nós por aqui...se deliciando com suas histórias e conquistas!!!! Bjs
    Vânia.

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom ver que tem mais um comentário pra ler. Valeu! Beijão

    ResponderExcluir