quarta-feira, 18 de março de 2009

Cada macaco no seu galho

Mais um dia diferente, aliás, por estas bandas longínquas daqui sempre haverá algo novo pra conhecer.

Depois de uma chuva grossa e contínua que parou por volta do meio dia, recebi o cara das cortinas. Pois é, surpreendentemente, o cara existe. Pude, então, colocar as cortinas compradas em BH. Pra se ter uma idéia das influências empresariais por aqui, sabia que o cara pra fazer os juros nas janelas usou máscara e óculos protetores? A cultura do tudo-pode-causar-um-acidente-por-aqui-então-vamos-nos-previnir muda completamente os hábitos da população, pelo menos a do Núcleo. No Peba vi sinais claros de que esta cultura não vai emplacar. Bom, talvez eu esteja subestimando a capacidade da cidade de assimilar atos civilizatórios, pois depois de um episódio com a empregada doméstica que contratei, percebi que tem vida inteligente neste mundão verde.

O que vc faria para montar um aspirador de pó que vc vai operar pela primeira vez? Eu peguei as peças e comecei a montar, e quando dúvidas surgiram sobre onde colocar uma ou outra peça, qual foi o procedimento da Leda (Rosileide na certidão)? Ela pegou o manual. Sacou o que eu disse sobre subestimar o potencial do povo?

Bom, mas o dia diferente se deu no Zoológico. Fui visitá-lo com a Ielca e o Cantidiano que na noite anterior haviam estado aqui em casa, provaram a pizza do disk-pizza e combinaram de ir ao Zoo. Só pra não deixar vcs curiosos sobre a pizza, dei nota 8 pelo sabor e 10 pelo serviço do motoboy que pontualmente entregou a pizza quente. Mas voltando ao Zoo, vcs ficariam surpresos vendo que ele é todo cercado, e sabe porque? Para evitar que os animais da floresta invadam os recintos onde os capturados vivem. É RECINTO mesmo, este é o nome que li no mapa do Zoo: recinto dos felinos, dos répteis, das antas, das araras, etc.

Entrando no Zoo a primeira coisa que ouvi foi um fiu-fiu super alto, fiquei muito lisonjeada, mas era mesmo um pássaro que canta desse jeito, e segundo o Cantidiano, ele estava só afinando a voz, pois o fiu-fiu costumeiro é do tipo Gisele-Bundchen-está-passando-por-aqui. Cantidiano disse que o chamam de Peito de Aço mas prometo averiguar as credenciais do discarado.

Vcs não tem noção da variedade de macacos que tem no Zoo, melhor dizendo, na floresta: macaco guariba, macado aranha testa branca, macaco prego, macaco aranha cara vermelha, etc. É uma macacada danada, e eles são super ativos, ficam pulando de galho em galho e balançando com o rabo e patas. Me fez pensar que aí está a explicação sobre porque gostamos tanto de um balanço.

Depois dos macacos vimos os felinos: onça pintada, onça preta e a sussuarana. Incrível a tranquilidade deles, parecem que estavam em casa, hehe.

Vimos tartarugas, tucanos, araras, jibóia, etc. Muitos animais, mas se se levar em consideração que estávamos no meio da floresta, aquilo era uma gota no oceano. Incrível conhecer a diversidade não só de animais mas da flora ao redor que é ainda natural, ou seja, não foi desmatada e cultivada novamente (Juquira), ela está ali a não sei quantos milhares de anos. Me senti privilegiada por poder conhecer este pequeno exemplar de uma floresta que tem importância planetária e que infelizmente andam maltratando indiscriminadamente.

Beijo, Miriam
ps: vou tentar anexar o video que fiz do passeio. Se tiverem saco, leva só 1 hora.

Um comentário:

  1. oi miriam,
    depois manda as fotos do local,sua casa,do zoo, da bicharada e tudo mais,valeu
    pela narrativa da pra ficar curioso,rsrs
    bju
    beto

    ResponderExcluir