quinta-feira, 26 de março de 2009

Ozilene, Francielle, Ipojeana, Cleane, Orgenias, etc

A diversidade não é só na flora e na fauna amazônica, mas nos nomes dos humanos viventes por aqui. Acho que é inspiração da floresta.

Toda vez que alguém se apresentar com um nome simples, desconfie. Por detrás existe algo bem maior. Ando exercitando bastante meu tico-e-teco na tentativa de acertar de primeira o nome da pessoa com a qual estou me relacionando. Confesso que diferentemente da aula de dança, em que dava nó nas pernas, o obstáculo agora é a língua. Desafio qualquer um a falar Orgenias sem titubear, sem derrapar uma só vez nas viradas vocálicas e ainda ter uma fluência de pensamentos depois de dizer o tal nome. Só teve um jeito pra mim, passei a associar o cara a palavra orgia, o que convenhamos, não ficou nada bonito pra mim.

Bom, mas hoje tive uma tarde bem agradável conversando com a Ozilene, uma excelente cabeleireira do Núcleo. Não confunda com Rozilene, seria muito fácil, é Ozi.. mesmo, uma pessoa batalhadora que fez do salão de beleza em sua casa, uma oportunidade para desenvolver seu talento, ganhar um dinheirinho e ainda ter o prazer de fazer o que gosta. Pois bem, perguntei se ela também cortava cabelo de homem e ela disse que não, mas que sua vizinha da frente cortava. Seu nome? Francielle. Duvido que a chamem assim, mas depois eu conto.

Outro dia me indicaram um jardineiro cujo nome era Geová. Fui até a casa onde ele estava trabalhavando naquele dia e perguntei só pra confirmar: "Qual é o seu nome?" E ele disse: "Leovando". Fiquei surpresa e verifique se não estava na casa errada, mas ele se antecipou e disse: "A senhora é a dona que a dona Edna falou que quer um jardineiro?". Eu respondi: "Mas ela disse que o jardineiro se chamava Geová". E ele prontamente disse: "Sou eu. Uns me chamam de Vando, outros de Leo, e a dona Edna me chama de Geová. Pode me chamar do jeito que a senhora quiser". Eu, rapidamente, resolvi ficar com Leo, só pra descomplicar.

Bom... outras surpresas ainda me aguardam, mas ando querendo mesmo é achar um Santo Anjo da Guarda. Este eu encontrei na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário